A Tabuada na ponta da língua
É um problema decorar a tabuada.A cobrança que muitos professores fazem contribui com que a maioria dos alunos deteste a Matemática>Piora mais quando a prova é oral.
-Pedrinho,rápido,quanto é 7x8?
-Ahhh..ahh,7x8,professor,é...,deixa vê,...
-Rápido,Pedrinho,quanto é 7x8?
-Professor,posso pensar um pouquinho?
-Não,tem que ser na "ponta da língua".Vamos..
Bem,esta cena é torturante para o aluno.
È importante que as pessoas saibam responder rapidamente a tabuada.Mas decorar por decorar não leva o aluno a uma boa compreensão das operações ( no caso, a multiplicação).`É necessário que essa "decoreba" esteja inserida num contexto,de tal maneira a levá-lo a compreender os processos operativos.
A importância da tabuada
Sei que hoje em dia, a tabuada tem sido deixada de lado, com o surgimento da calculadora. A importância do conhecimento da tabuada ainda tem uma real e prática aplicação. Se você vai a um shopping comprar chicletes e cada um custa R$ 0,70 e você deseja compra 8 com um nota de R$ 10,00, é necessário que você saiba quanto vai receber de troco, sem usar a calculadora do seu celular. Essa é uma situação em que qualquer pessoa deve resolver rápidamente, de cabeça; são cálculos simples. Na caso, essa pessoa vai multiplicar 7 x 8 = 56. Por lógica, este resultado é na verdade R$ 5,60. Tire 0,60 de 5,60 e 0,60 de 10 e teremos R$ 9,40 menos R$ 5,00 = R$ 4,40, que é o troco.
Essas situações surgirão a todo o momento na vida de qualquer pessoa. Então, não é importante saber a tabuada e desta forma, saber fazer contas simples como essas, sem usar caneta ou calculadora. A escola é uma poderosa arma para desenvolvermos esses raciocínios, compreendermos as operações. Aí depende do professor oferecer ao seu aluno essas atividades, fazer exercícios, organizar competições, tornar a aula prática, interessante e agradável. O aluno tem que ser desafiado através da curiosidade, apresentando-lhes problemas do seu dia-a-dia, do nosso cotidiano. Assim, ele sente-se estimulado e motivado, despertando o interesse na compreensão das operações e assim, memorizando com compreensão essas operações.
É necessário decorar
Decorar a tabuada talvez não seja uma atividade nobre, mas é necessária. Existem situações em que uma resposta tem que dada imediatamente, como por exemplo, nas compras de supermercado, numa farmácia, na hora de comprar uma passagem de ônibus. "Decorar" é um importante exercício para a memória, fortalecendo e irrigando o cérebro. Euler, matemático alemão, era uma pessoa que tinha uma ótima memória, um excelente calculista. Um bom motorista, tem na sua memória, o que deve ser feito numa situação de emergência. O craque de futebol, tem na sua memória, o que o zagueiro vai fazer e assim, ele prevê o desfecho da jogada do gol. Os atores e atrizes precisam decorar o texto da sua cena. Nós, devemos com bons patriotas, saber na “ponta da lingua” o hino nacional, o hino do seu time do coração, as músicas que gostamos, a número da nossa conta bancária, do telefone, da carteira de identidade, CPF, senhas, etc.
É um problema decorar a tabuada.A cobrança que muitos professores fazem contribui com que a maioria dos alunos deteste a Matemática>Piora mais quando a prova é oral.
-Pedrinho,rápido,quanto é 7x8?
-Ahhh..ahh,7x8,professor,é...,deixa vê,...
-Rápido,Pedrinho,quanto é 7x8?
-Professor,posso pensar um pouquinho?
-Não,tem que ser na "ponta da língua".Vamos..
Bem,esta cena é torturante para o aluno.
È importante que as pessoas saibam responder rapidamente a tabuada.Mas decorar por decorar não leva o aluno a uma boa compreensão das operações ( no caso, a multiplicação).`É necessário que essa "decoreba" esteja inserida num contexto,de tal maneira a levá-lo a compreender os processos operativos.
A importância da tabuada
Sei que hoje em dia, a tabuada tem sido deixada de lado, com o surgimento da calculadora. A importância do conhecimento da tabuada ainda tem uma real e prática aplicação. Se você vai a um shopping comprar chicletes e cada um custa R$ 0,70 e você deseja compra 8 com um nota de R$ 10,00, é necessário que você saiba quanto vai receber de troco, sem usar a calculadora do seu celular. Essa é uma situação em que qualquer pessoa deve resolver rápidamente, de cabeça; são cálculos simples. Na caso, essa pessoa vai multiplicar 7 x 8 = 56. Por lógica, este resultado é na verdade R$ 5,60. Tire 0,60 de 5,60 e 0,60 de 10 e teremos R$ 9,40 menos R$ 5,00 = R$ 4,40, que é o troco.
Essas situações surgirão a todo o momento na vida de qualquer pessoa. Então, não é importante saber a tabuada e desta forma, saber fazer contas simples como essas, sem usar caneta ou calculadora. A escola é uma poderosa arma para desenvolvermos esses raciocínios, compreendermos as operações. Aí depende do professor oferecer ao seu aluno essas atividades, fazer exercícios, organizar competições, tornar a aula prática, interessante e agradável. O aluno tem que ser desafiado através da curiosidade, apresentando-lhes problemas do seu dia-a-dia, do nosso cotidiano. Assim, ele sente-se estimulado e motivado, despertando o interesse na compreensão das operações e assim, memorizando com compreensão essas operações.
É necessário decorar
Decorar a tabuada talvez não seja uma atividade nobre, mas é necessária. Existem situações em que uma resposta tem que dada imediatamente, como por exemplo, nas compras de supermercado, numa farmácia, na hora de comprar uma passagem de ônibus. "Decorar" é um importante exercício para a memória, fortalecendo e irrigando o cérebro. Euler, matemático alemão, era uma pessoa que tinha uma ótima memória, um excelente calculista. Um bom motorista, tem na sua memória, o que deve ser feito numa situação de emergência. O craque de futebol, tem na sua memória, o que o zagueiro vai fazer e assim, ele prevê o desfecho da jogada do gol. Os atores e atrizes precisam decorar o texto da sua cena. Nós, devemos com bons patriotas, saber na “ponta da lingua” o hino nacional, o hino do seu time do coração, as músicas que gostamos, a número da nossa conta bancária, do telefone, da carteira de identidade, CPF, senhas, etc.
A tabuada na "ponta dos dedos"
Bem,para tornar mais agradável o ato de "decorar" a tabuada,vamos usar as mãos (mais precisamente ,os dedos).Este processo antigo,de autoria que me é desconhecida,serve para tornar aulamais agradável e divertida.A técnica que iremos mostrar é para a tabuada acima de 5.
Bem,para tornar mais agradável o ato de "decorar" a tabuada,vamos usar as mãos (mais precisamente ,os dedos).Este processo antigo,de autoria que me é desconhecida,serve para tornar aulamais agradável e divertida.A técnica que iremos mostrar é para a tabuada acima de 5.
7x8
Queremos o produto de 7 por 8.Vejamos como fazer:
Tornamos como referência o número 5.
7=5+2,portanto,numa das mãos feche 2 dedos,deixando 3 abertos
8=5+3,portanto,na outra mão feche 3 dedos,deixando 2 abertos.
® Temos 5 dedos fechados (2 da 1ª mão e 3 da 2ª mão). Isto corresponde a 5 dezenas = 50.
® Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 3 x 2 = 6
® Agora some 50 + 6 = 56. Pronto, 7 x 8 = 56.
6x9
Queremos o produto de 6 por 9.Vejamos como fazer:
Lembre,o número 5 é a nossa referência inicial.
6=5+1,portanto,numa das mãos feche 1 dedo,deixando 4 abertos.
9=5+4,portanto,na outra mão feche 4 dedos,deixando 1 aberto.
® Temos 5 dedos fechados (1 da 1ª mão e 4 da 2ª mão). Isto corresponde a 5 dezenas = 50.
® Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 4 x 1 = 4
® Agora some 50 + 4 = 54. Pronto, 6 x 9 = 54.
6 x 6
Queremos o produto de 6 por 6.Vejamos como fazer:
6 = 5+1,portanto,numa das mãos feche 1 dedo,deixando 4 abertos
Queremos o produto de 6 por 6.Vejamos como fazer:
6 = 5+1,portanto,numa das mãos feche 1 dedo,deixando 4 abertos
6 = 5+1,portanto,na outra mão feche também 1 dedo,deixando 4 abertos.
Temos 2 dedos fechados.Isto corresponde a 2 dezenas=20
Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 4x4=16
Agora some 20+16 = 36.Pronto, 20x16=36.
Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 4x4=16
Agora some 20+16 = 36.Pronto, 20x16=36.
7x9
Queremos o produto de 7 por 9.Vejamos como fazer:
7 = 5+2,portanto,numa das mãos feche 2 dedos,deixando 3 abertos.
9 = 5+4,portanto,na outra mão feche 4 dedos,deixando 1 aberto.
Temos 6 dedos fechados.Isto corresponde a 6 dezenas=60
Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 3x1=3
Agora some 60+3= 63.Pronto, 7x9=63.
Pegue os dedos abertos de cada uma das mãos e multiplique-os: 3x1=3
Agora some 60+3= 63.Pronto, 7x9=63.
Pesquisa realizada no site:
http://matematica.com.br
Qualquer resultado, de qualquer tabuada pode ser feito deste jeito?
ResponderExcluirSó serve para a tabuada acima de 5
Excluirlegal gostei,tava mesmo precisando!!
ResponderExcluirUm trabalho estranho de curiosidades sobre matematica,affs fiquei loka, e agora tenho a solução...
Ficamos felizes em saber que nosso blog está te ajudando,esperamos cada vez mais poder contribuir.
ExcluirUm abraço
Legal. Meu trabalho e sobre isso, valia 5 pontos e so ia ganhar quem tivesse trazido o melhor trabalho, e eu ganhei!
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