Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Precocidade marcou carreira do matemático brasileiro Artur Ávila

   Com currículo incomum para sua idade, o matemático brasileiro Artur Ávila, que estuda sistemas dinâmicos, divide hoje o tempo entre sua sala no Impa - com vista para a floresta da Tijuca - e um cargo de diretor no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, em Paris.
  "Gosto de conciliar as coisas boas de lá com as coisas boas daqui", diz. "Lá a matemática tem uma atmosfera mais desenvolvida, com mais coisas diferentes, e aqui a atmosfera é mais focada. Mas as duas são importantes."
   A posição de conforto, que o permite se dedicar só a assuntos de seu interesse, foi conquistada com uma excelência precoce.
   Após ganhar medalha de ouro numa olimpíada de matemática internacional, Ávila começou a assistir a aulas de mestrado quando ainda estava no ensino médio. Concluiu a graduação na mesma semana em que tirou o diploma de doutorado.
   Hoje, o matemático já tem 45 estudos publicados em periódicos de elite. Sem pressão por produtividade, pode se dar ao luxo de seguir seu ritmo.
   "Muitas pessoas têm vocação, mas não se dão conta de que a matemática é algo interessante para se fazer, onde se pode ter uma carreira boa", diz. 

Pesquisa realizada no site:
 http://www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário