Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

Fórmula matemática da Felicidade

  Psicólogos britânicos afirmam ter descoberto a fórmula da felicidade. A resposta para um dos grandes mistérios da humanidade estaria em uma equação matemática - e não em amor, dinheiro, saúde ou viagens. Em um estudo publicado no início de 2003, dois pesquisadores britânicos dizem ter encontrado uma simples equação para resumir numa sentença matemática o estado emocional de uma pessoa.
A equação é
Felicidade = P + (5xE) + (3xA)

Depois de entrevistar mil pessoas, os investigadores - uma psicóloga e um assessor de estilos de vida - concluíram pela fórmula aritmética mais próxima da realidade. Na equação, P corresponde à pessoal (características da visão de vida, adaptabilidade e flexibilidade), E mede o que é essencial ou existencial (saúde, estabilidade financeira, amizades) e A representa as coisas que o entrevistado considera como "em alta" em sua vida (auto-estima, ambições, expectativas). A auto-estima, expectativas, ambições e senso de humor (H) também são adicionadas, em menor escala.
- É a primeira equação que permite medir numericamente o próprio estado emotivo - declarou a psicóloga Carol Rothwell, que realizou o trabalho com o especialista Pete Cohen.
O trabalho concluiu que o amor é fonte de felicidade para 20% dos homens, contra 14% para as mulheres
Eles pediram aos entrevistados, homens e mulheres maiores de 18 anos, que escolhessem as passagens da vida que os fizessem mais felizes de uma lista de 80 situações diferentes. Ao mesmo tempo, formularam uma série de perguntas sobre sua própria natureza, suas perspectivas e situações.
Para definir o valor de cada incógnita da fórmula é necessário expressar um juízo em relação a cada variável, numa escala de 1 a 10, respondendo a quatro tipos de perguntas. Se o entrevistado assinalar 10 em todas as respostas e aplicar a fórmula, vai obter como resultado máxima felicidade, uma soma de cem pontos.
O estudo revelou uma profunda diferença entre homens e mulheres. Moças e senhoras identificaram a família como a maior fonte de felicidade, seguida na lista de preferências por umas férias de sonho, sol e perda de peso. Para os homens, a enquête mostrou que a felicidade está ligada, pela ordem, às férias, aos romances, a uma vida sexual satisfatória e passatempos diversos, como os êxitos esportivos de seus clubes de preferência.  
Se estar em forma e ter uma ótima silhueta é sinal de felicidade para o mundo feminino, para o masculino, ser magro deixa alegre apenas a 8% dos entrevistados.
- As descobertas revelam que certos acontecimentos, como uma promoção no trabalho, por exemplo, podem ter impacto positivo em todas as outras formas de felicidade - explicou Carol Rothwell.
O estudo foi realizado a pedido de uma empresa de orientação vocacional, que procurava encontrar os segredos da felicidade em um número relativamente grande de pessoas.
Como é o cálculo


Segundo os autores, a equação é um pouco difícil para a maioria das pessoas, mas é baseada em perguntas bastante simples. Aqui está uma versão simplificada:
1. Você é flexível, bem disposto e aberto para mudanças?
2. Você olha para a vida positivamente, se recupera logo dos revezes e acha que tem tudo sob controle?
3. Suas necessidades básicas como saúde, dinheiro, segurança, liberdade de escolha e senso de comunidade estão sendo atendidas?
4. Você pode contar com ajuda de pessoas próximas, se concentrar no que faz e envolver-se em atividades que lhe dão uma sensação de ter propósito?
Ao completar o questionário, a pessoa chegará a um resultado de zero a 100. Quanto maior o resultado, mais feliz a pessoa é.
Resultado do cálculo
As perguntas devem ser respondidas em uma escala de um a 10. Some o resultado das perguntas 1 e 2 para achar o valor de P. O resultado da pergunta 3 é E. O da pergunta 4 é H.
 
 
Pesquisa realizada no site:
 http://matematica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário