Seguidores

sexta-feira, 23 de março de 2012

Matemática para crianças com Síndrome de Down

Quadro atual

     Não existem muitas pesquisas de Educação Matemática nessa área. As pesquisas encontradas são em sua maioria da Inglaterra e Espanha, e elas geralmente falam sobre resultados comparativos, como por exemplo, crianças com síndrome de down aprendem numa velocidade muito menor que crianças sem a síndrome, ou então sobre as limitações físicas e cognitivas que influenciam negativamente no aprendizado.
    De acordo com Buckley (2007), as habilidades numéricas são mais difíceis do que as habilidades linguísticas, mas não se sabe ainda o por quê.
    Na Inglaterra existem resultados interessantes com um material didático, que tem seu próprio método, chamado Numicon. Segundo Nye (2005), as crianças que o utilizaram tiveram resultados 17% maior em relação às que não o utilizaram.
     Existem outros materiais multi-sensoriais, que têm estruturas diferentes das do Numicon, e são tão importantes quanto para o desenvolvimento de outras áreas da Matemática. Por exemplo, o Material Dourado para entender o Sistema de Numeração Decimal, os decimais, e as Réguas de Cuisinaire.
     Já é comprovado que a memória de trabalho das crianças com síndrome de down é menor. Por isso a importância de se trabalhar a Matemática de uma forma constante, com materiais multi-sensoriais, para criar uma base sólida de conhecimento para uma maior autonomia.
    A aprendizagem da Matemática, com significado, não pode ter "buracos" conceituais. Ou seja, para se conseguir somar é preciso saber o conceito de número, para se aprender a multiplicação é necessário (mas não suficiente) saber somar, para se entender frações é necessário (mas não suficiente) entender divisão e seus vários aspectos, e assim por diante. Para se entender as propriedades do triângulo é desejado que se vivencie o maior número possível de experiências com triângulos (de papel, de madeira, com canudos, em construções, em Geometria Dinâmica, etc).

Um caso de Sucesso

O artigo abaixo descreve o excelente progresso de Katrina, uma menina com Síndrome de Down de 10 anos. Mas seus pais deixam bem claro que para chegar a este nível de competência exigiu-se muitas horas de dedicação e prática para consolidar o sua aprendizagem.




  Katrina tem 10 anos e tem síndrome de Down. Ela está fazendo um bom progresso com o aprendizado e números e matemática. Nós descrevemos como Katrina aprendeu conceitos numéricos e habilidades aritméticas durante vários anos. Destaca-se a influência de hábitos de aprendizagem iniciais, suportes visuais, motivação e prática, e os usos feitos de sistemas de ensino diferentes de números.
  Estamos surpresos ao ver como nossa filha de 10 anos com síndrome de Down está fazendo com sua matemática. Ontem, quando seu pai chegou em casa, o Katrina foi capaz de lhe dizer por que 5/4 e 9/8 eram fracções impróprias e ela podia sentar-se com suas peças fração Stern e descobrir o que eles eram como números mistos (1 ¼ e 1 ⅛). Olhando para trás, é muito interessante ver o que os passos eram de que a ajudou a chegar a esse ponto.
Como a andar de bicicleta que parecia ser um objetivo distante e impossível por muito tempo (anos) e de repente tudo parecia vir juntos.  Muitos anos de prática de habilidades matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e divisão têm ajudado Katrina atingir o estágio que processa, como multiplicação e subtração de longo prazo estão se tornando tão automático que Katrina não tem sequer pensar conscientemente sobre eles. Acreditamos que, desta forma a capacidade de processamento que está disponível para Katrina pode ser concentrada em outros aspectos da matemática, tais como resolução de problemas. Como uma analogia, é mais fácil compreender o significado do texto se você não tem que soar as palavras enquanto você está lendo.

Hábitos de aprendizagem

  Nós vivemos uma vida transitória e em um bom número de escolas que foram a, os professores têm comentado que o Katrina trabalha mais e mais consistente do que qualquer outra criança na classe. Nós pensamos muito que pode ser rastreada até os hábitos e expectativas estabelecidas pelo pré-escolar as aulas de educação primeiros atendidos no Centro de Duffen Sarah e pelos serviços do Portage. Katrina nunca foi realmente conhecida diferente e na maioria das vezes ela parece feliz em sentar e terminar tarefas suas conjunto, especialmente se ela sente que é bem sucedido.
Estes hábitos de aprendizagem boas foram inestimáveis.
Aritmética Estrutural Stern

  Um programa para aprender conceitos de número que se baseia no raciocínio e discernimento sobre relações matemáticas, ao invés de rote aprendizagem e contando.

Carreto  A casa visitando serviço educativo para crianças pré-escolares com necessidades de suporte adicionais e suas famílias. Desenvolvido pela primeira vez em Portage, Wisconsin, EUA no início de 1970, o serviço agora está amplamente disponível em todo o Reino Unido.
Kumon

Um programa de ensino que enfatiza uma abordagem passo-a-passo, com base no sucesso e aprender através da prática.
Numicon

  Uma abordagem multi-sensorial para o ensino aritmética que usa padrões que são estruturados para favorecer a compreensão do número e relações numéricas.No início de contagem  Começamos com início a contagem até 20 no pré-escolar, 3 anos de idade. Nossos maiores obstáculos vêm obtendo títulos número e tabelas vezes. Uma vez que esta fundação foi no lugar tudo tem seguido mais facilmente.

'Formas' numéricos

  Olhando para trás, seu progresso em matemática, Katrina começou Kumon em 2001, de 5 anos, mas parou novamente por causa do tempo que levou. Inicialmente, ela encontrou realmente os padrões de pontos dos números de adolescentes impossíveis de identificar corretamente. Foi nessa época que começamos a usar Numicon de forma mais consistente com as formas padrão de aprender pares e ímpares, e aprender a adição de números até 10. Naquela época, usando Numicon também introduzimos 'duplos' e 2 tabuada, que parecia Katrina para aprender. Sua irmã era um bom modelo, como ela também estava aprendendo tabelas seus horários. Escola Katrina estava satisfeito com Numicon usá-lo para aulas de apoio escolar e numeracia para demonstrar alguma da linguagem confusa de matemática (por exemplo, subtrair menos, e diferença).

Prática e persistência  Em 2003, quando o Katrina foi de 7, começamos Kumon novamente. Desta vez foi muito mais bem sucedido porque o Katrina tinha desenvolvido uma série de confiança usando os modelos Numicon para apoiar o seu número de títulos. Tivemos muita sorte que tivemos Andover Marie Gibb classe Kumon nas proximidades. Marie é muito dedicado a todos os seus alunos e também muito flexível e de suporte. Acho Katrina gostava de ir junto às classes Kumon - certamente ela gostava de os dias de recompensa fabulosas Kumon, quando as crianças podiam trocar seus adesivos Kumon ganhos para doces. Kumon prática dos títulos de número para 10, então, eventualmente, para 20, continua a cada dia durante anos. Quando saímos do Reino Unido, Marie nos permitiu continuar por correspondência ainda com o apoio bastante detalhadas. (Marie ainda postou os doces nos dias de recompensa!)   Olhando para trás, Katrina estava fazendo pelo menos 100 ligações de números todos os dias por cerca de 3 anos. Mesmo nas aulas de Marie Kumon, Numicon apoiado cada nova etapa de progresso até Katrina desenvolveu a confiança para ter sucesso sem os adereços. Tal como acontece com Numicon ou Matemática Stern, um fator chave no Kumon foi a estrutura que forneceu, a dar passos graduais para a frente, através da consolidação de um nível de base, sempre Katrina poderia ser bem sucedido. Mais do que tudo isso nos deu uma valorização do progresso que pode ser feito quando a matemática é praticada por um curto período de tempo todos os dias. Em cada fase, o maior obstáculo foi quando o Katrina não vou tentar porque ela sente que algo é muito difícil para ela. A estrutura também nos deu a confiança para perseverar pacientemente.
  Cinco vezes tabelas foram introduzidas juntamente com relógio Vikki Horner 'Charlotte' em 2003. Logo após algumas das tabelas outras vezes foram introduzidos também. Tivemos algum sucesso limitado com as tabelas, porém todos foram rapidamente esquecidos novamente. Mantivemos o foco sobre os títulos de número para 20 (e subtrações) com a prática Kumon todos os dias.  Continuamos por correspondência com Marie Gibb direito até 2005. Não podíamos mais pagar Kumon, mas com a base muito forte nos princípios da Kumon e as rotinas estabelecidas diárias para a prática, foi uma transição bem sucedida quando a mãe Katrina encontrou vários sites que nos permitiu iniciar a impressão fora de nossa própria série de planilhas [2,3].  Estamos bastante convencidos de que a prática diária com Kumon foi essencial. É muito provável que ajudou que o Katrina poderia ver que seu irmão e irmã e as outras crianças tiveram que fazer o seu Kumon também (que funcionou bem para eles também).

Tabuada

 Então, no Natal de 2005, houve um esforço concertado em tabuada. O feriado foi de 6 semanas e cada semana uma ou duas séries de tabuadas concentraram-se em, a partir de tabelas 2x e 5x porque Katrina tinha alguma confiança prévia com eles. As tabelas de tempos foram demonstrados utilizando materiais Stern, e também com as passas sempre popular (que pode ser comido) e depois um monte de exemplos escritos usando as impressões das páginas web.

Sucesso e velocidade

  Todo ano passado Katrina praticado várias centenas de exemplos de matemática todos os dias antes do pequeno almoço, a fim de permitir que ela passe os testes semanais de matemática na escola (adição, subtração, multiplicação e divisão). Para passar de nível e passar para a próxima, as crianças tiveram de ser capaz de responder 60 perguntas corretamente em 4 minutos. Por causa de sua prática diária, Katrina conseguiu relativamente bem e foi capaz de avançar para um novo nível na maioria das semanas. Princípios Kumon insistir em melhorar os seus tempos pessoais, e vendo-a "pontuação tempo" continua a ser uma importante motivação e recompensa - assim como a declaração de 'agora 100% "depois de concluir as correções (não importa quantas correções existem). Nas fichas de trabalho exemplo, você pode ver as vezes que o Katrina foi registrado para cada página, 4 minutos 35 segundos, 3:06, etc Esta prática diária levou para o palco onde Katrina agora está muito confiante (e muito rápido) com a multiplicação e divisão até as 12 mesas vezes e adição e subtração obrigações número até 20.
  Ter confiança em títulos do número e tabelas vezes recentemente trouxe outras operações matemáticas ao seu alcance. Quadrados e raízes quadradas eram no ano 6 testes e foram introduzidos com sucesso muito bom, como tem disso longo / subtração e multiplicação de comprimento. Nós encontramos o conselho número Stern particularmente útil para ensinar a adição de comprimento e subtração. Este suporte visual torna-se óbvio para as crianças porque é necessário proceder e renomear dezenas quando somar e subtrair números maiores.  Katrina não poderia fazê-lo em tudo, sem as práticas, adereços visuais em cada nova etapa de progresso. Usamos Numicon para começar e Stern materiais quando se tornou disponível mais tarde. Houve muitos altos e baixos e períodos de ir para trás e períodos de pensar que não estavam fazendo muito progresso, mas gradualmente Katrina desenvolveu velocidade e confiança com a prática diária durante vários anos.  Nós descobrimos que é extremamente importante para quebrar cada processo matemático em passos muito pequenos para garantir o sucesso constante para Katrina. Por exemplo, na multiplicação de comprimento, Katrina passou várias semanas se tornando muito rápida a multiplicação longo usando únicos dígitos (por exemplo, 972 x 7) antes de nós introduzimos dois dígitos (por exemplo, 972 x 17). Introduzimos recentemente divisão longa usando os materiais Stern e jogos. Uma vez que Katrina desenvolveu um bom entendimento com o material concreto, começamos a introduzir páginas e páginas de escrita prática de divisões simples por exemplo, com restos
  Correndo contra o relógio é um grande motivador. Ele também fornece uma medida de quando o Katrina tornou-se proficiente o suficiente para garantir que o método de divisão de tempo tornou-se automático (isto irá tornar mais fácil para passar para cálculos mais difíceis). É igualmente importante, acreditamos que, para ensinar Katrina todos os termos corretos para cada aspecto da matemática, por exemplo numerador, denominador, o restante, quociente etc Recentemente, quando o Katrina estava praticando divisão longa simples, ouvi dizer para cada exemplo "eo quociente é ..." Parecia que ter um rótulo para cada um dos termos a ajudou a lembrar de cada passo que ela
precisava tomar.

    
"Parecia que ter um rótulo para cada um dos termos a ajudou a lembrar de cada passo que ela precisava tomar"  Mum Katrina tem sido muito metódica e analítica na sua abordagem para a seleção dos alvos de matemática, em particular ao fazer Kumon por correspondência. Ela e Marie trocaram idéias, reflexões e recomendações sobre quando voltar e consolidar e quando subir um nível. Mas também, eu acho que o processo tem sido feito muito mais fácil os bons hábitos e habilidades de trabalho que foram introduzidas durante os anos pré-escolares.
  Não passou muito tempo na resolução de problemas e Katrina ainda precisa de muito mais prática na aplicação dos conhecimentos matemáticos que ela tem para situações da vida real. No entanto, ao longo dos últimos meses com a sua competência melhorada nas tabelas horários e obrigações número notamos Katrina facilmente usar essas habilidades em simples tarefas diárias, tais como horas de cálculo restantes no relógio, quantos lugares para pôr em cima da mesa quando nós
receber visitas, dividindo-se chocolates e doces e também na elaboração da quantidade de mudança que ela deve pegar para transações simples.

    
"Agora ela participa alegremente em jogos de tabuleiro da família e alguns jogos de cartas em uma base igual, independente"  A partir de 2003, os jogos foram bastante lento e tedioso, como ajudou Katrina trabalhar a pontuação em jogos de cartas simples, ou adicionar os números nos dados. Agora ela participa alegremente em jogos de tabuleiro da família e alguns jogos de cartas em uma base igual, independente. Na verdade, o Katrina leva muito orgulho e prazer em manter a pontuação para muitos jogos diferentes e, como é o caso para todos nós, há muito mais divertido e prazer quando ela sente que é bem sucedido.

Atendimento individual

     O atendimento individualizado é também importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças com deficiências congnitivas, pois o profissional pode diagnosticar mais facilmente quais são as reais dificuldades do aluno, e assim, desenvolver atividades específicas para superar tais dificuldades e auxiliar a criança na aquisição de novos conceitos.


Pesquisa realizada no site:
http://www.leoakio.com/sindrome-down.html

2 comentários:

  1. Excelente postagem, vi o vídeo sobre o assunto no Youtube e fiquei muito interessado no tema. Parabéns (já estou indo no site referente)

    ResponderExcluir
  2. Nós que agradecemos o seu comentário e sua visita no blog

    ResponderExcluir