Seguidores

sexta-feira, 9 de março de 2012

Psicóloga anuncia fórmula matemática para a felicidade

  A fórmula da felicidade está contida em uma simples equação: P + (5 x E) + (3 x H), que pode medir o nível da própria alegria, segundo a psicóloga britânica Carol Rothwell. "Esta é a primeira equação que permite quantificar com um número o estado emotivo", explicou a especialista ao jornal Daily Mirror.
  Na fórmula, o "P" indica "características pessoais" como a visão da vida, a flexibilidade e a capacidade de adaptação. O "E" indica as "necessidades essenciais" - como a saúde, o dinheiro e os amigos, enquanto que o "H" indica "necessidades de ordem superior", como o senso de humor, a ambição e a auto-estima.
  A fórmula, elaborada para uma pesquisa realizada pela empresa turística Thomson com base em uma amostra de 1.000 pessoas, funciona mediante uma valorização pessoal de certas perguntas.
  Para definir o valor de cada variável é necessário responder a cada uma das perguntas abaixo com um número entre 1 e 10, sendo que “1” significa “muito pouco” e “10”, “completamente”

1) Quanto você se considera sociável, enérgico(a) e aberto(a) ao mundo?

2) Até que ponto você considera ter uma visão positiva da vida, é capaz de se recompor rapidamente das situações difíceis e de sentir que governa sua própria vida e seu destino?

3) Até que ponto você considera que suas necessidades primárias de vida são satisfeitas tendo por base a saúde, a situação financeira, a segurança pessoal, a livre escolha, o sentimento de pertencer à comunidade e de ter acesso à educação e ao conhecimento?

4) Até que ponto você pode contar com o apoio das pessoas que o(a) cercam, entregar-se ao que está fazendo, realizar suas expectativas, comprometer-se em atividades que lhe dão um objetivo e o(a) fazem sentir realmente vivo(a)?

  O valor de "P" resulta da soma do número de pontos obtidos nas duas primeiras perguntas, enquanto que o valor de "E" é dado pela pontuação das respostas à terceira pergunta e o de "H", aos da quarta.
  Se se atribui um 10 a todas as perguntas, obtém-se o quociente de felicidade máxima, que é 100.
  A sondagem revelou uma profunda diferença entre mulheres e homens.
  As pessoas do sexo feminino identificaram a família como a maior fonte de felicidade, e logo em seguida aparecem na lista lindas férias, um dia de sol e a perda de peso.
  Ao passo que as do sexo masculino, segundo a pesquisa, estão ligadas a férias, a uma vida sexual satisfatória e às vitórias do time favorito. Se estar em forma e ter boas curvas é um índice de felicidade para 25% do mundo feminino, no mundo masculino controle sobre o peso alegra apenas 8% da população.
  Ainda segundo o levantamento, o amor é uma fonte de felicidade para 20% dos homens e para 14% das mulheres.

Pesquisa realizada no site:
http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030106p24360.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário