Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Páscoa e a Matemática


A Páscoa é uma das festas mais importantes da cristandade. Comemora-se a ressurreição de Jesus Cristo e em tal celebração, é muito comum a divisão de guloseimas entre amigos, a troca de presentes - ovos (significando a Vida) ou doces... Enfim, dada a nossa diversidade cultural, sabemos que aqui se comemora tal data de formas variadas (como noutros países também...).

Temos a partir do dia de Páscoa, muitas outras datas comemorativas que são estabelecidas. Os cristãos passaram a festejá-la no primeiro domingo depois da primeira lua cheia da Primavera (no hemisfério Norte). Dois dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa. Quarenta dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas e, portanto, 41 dias antes, o Carnaval.




Para saber o dia exacto da Páscoa Cristã em cada ano, também devemos fazer uma divisão, mas desta vez não será de presentes, mas sim de números.

 
Regra prática
O dia da Páscoa varia de ano para ano, por ser uma festa móvel. Para se calcular o dia de Páscoa, utiliza-se o seguinte algoritmo:
1.  divida o ano de interesse por 19 e tome o resto;
2.  some 1 ao resto obtido
O número final é o "número dourado" que corresponde a uma data específica dada na tabela a seguir (vale para os anos de 1900 a 2199). A Páscoa é celebrada no domingo seguinte a esta data. Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o próprio dia.




Por exemplo, obter a data da Páscoa em 2004
 
Divida 2004 por 19:


Devemos adicionar 1 ao resto obtido.
Portanto, 9 + 1 = 10 (que é o número dourado).
Consultando a tabela,

A data correspondente é 5 de Abril, o próximo domingo é a data de comemoração da Páscoa em 2004:

A Páscoa em 2004 foi no dia 11/04

Determine agora a data do Dia de Páscoa e verifique se a “Regra está certa ou não”.

Pesquisa realizada no site:
aminhaescola.net/moodle/mod/resource/view.php?id=772

Nenhum comentário:

Postar um comentário