Seguidores

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Os 10 melhores sites e blogs de Matemática do Brasil

  O novo modelo do Enem, assumido desde 2009, tem como um de seus fortes argumentos o rompimento da quantidade de conteúdo exigido nos vestibulares tradicionais, valorizando a capacidade de interpretação e a interdisciplinaridade dos estudantes.
Entretanto, observamos que os estudantes melhores classificados no exame ainda são aqueles que acumularam, ao longo do ensino médio, uma enorme carga de informação.
Ou seja, a receita para o sucesso no Enem, por mais que este venha revolucionando a forma de acesso às universidades, continua a mesma: muito estudo e leitura.
Pensando nisso, e de olho nos conteúdos que o MEC ressalta que são cobrados no Enem, o InfoEnem iniciou no mês de fevereiro uma série de publicações semanais que destaca os 10 melhores sites e os 10 melhores blogs de cada disciplina. Assim separamos devido as diferentes propostas. Os sites trazem os conteúdos mais fixos. Já os blogs, atualizações e boas matérias.
  Vale ressaltar que todos os sites e blogs recomendados em nossa série, de uma maneira ou de outra, podem ajudar nos estudos dos vestibulandos.
  Evidentemente, devido a grande quantidade de informação que a internet trás, alguns sites e/ou blogs podem injustamente ficar de fora. Deixe seu comentário sugerindo outros espaços e/ou criticando nossas escolhas. Concordando ou discordando de nossa lista e notas, sua opinião é muito importante.
Agora é a vez da Matemática.

Os 10 melhores sites de Matemática do Brasil:
Para os sites, nosso critério de escolha leva em consideração 5 tópicos que julgamos serem imprescindíveis e que atribuímos uma nota de zero a dez. Após a tabela, segue a descrição do que foi avaliado em cada tópico.
Para o InfoEnem, esses são os 10 melhores sites de Matemática.
Site Conteúdo Navegação Aparência Interitatividade Arualização
www.somatematica.com.br 10 10 9 9 9
www.matematiques.com.br 9 10 9 9 9
matematica.com.br/site 8 8 9 8 8
www.matematicamuitofacil.com 10 9 8 9 9
ginasiomental.com 8 9 9 9 9
www.estudarmatematica.com.br 9 9 8 8 8
www.matematica.br 9 9 7 8 8
www.brasilescola.com/matematica 9 8 8 7 8
professorwaltertadeu.mat.br 9 8 7 9 9
www.mundovestibular.com.br /Matematica 8 8 8 7 7
  • Conteúdo: diz respeito a quantidade e qualidade de todo o material oferecido pelo site,  como listas de exercícios, dicas, curiosidades etc.
  • Navegação: tem relação com a divisão e disposição do conteúdo no site, além da velocidade com que as páginas abrem. Quanto mais fácil e rapidamente você encontrar o que procura em um site/blog, melhor sua navegação.
  • Aparência: consiste na organização da página, como cores utilizadas, quantidade de anúncios de publicidade, logotipo (se houver), disposição do cabeçalho, corpo e rodapé.
  • Interatividade: envolve a parte do conteúdo que promova maior entretenimento, como jogos, vídeo aulas, apresentações com animações etc.
  • Atualizações: neste tópico consideramos a frequência com que os sites publicam notícias e artigos, assim como atualizam dados de suas páginas.
Os 10 melhores blogs de Matemática do Brasil:
Lembramos nossos leitores que, diferentemente dos sites, os blogs tem como principal característica trazer bons artigos relacionados às disciplinas. De uma forma geral, esses espaços não oferecem grande quantidade de conteúdos, entretanto compensam com a qualidade, trazendo leituras complementares e mais específicas.
Assim, utilizaremos os seguintes tópicos: Atualização, conteúdo e aparência. Segue abaixo os 10 melhores blogs de Matemática do Brasil:

Blog Conteúdo Aparência Atualização
www.amomatematica.com 10 9 9
prof-ricardovianna.blogspot.com.br 10 9 10
www.ngmatematica.com 9 8 9
diadematematica.com 9 9 9
professorjoaquim.com 9 9 8
fagnermath.blogspot.com.br 9 8 6
www.blog.professorabia.com.br 9 10 7
professoraju-mat.blogspot.com.br 8 9 8
blog.educacaoadventista.org.br/blog/juancanudos 8 9 9
www.matematica-na-veia.blogspot.com.br 9 8 9

Pesquisa realizada no site:
 http://www.infoenem.com.br























































































































2 comentários:

  1. Olá, Mundo da Matemática!!!!

    É bom sabermos dessas classificações, embora que muitas das vezes, os avaliadores deixam de fora, elementos valiosíssimos para o propósito de uma fonte, disseminadora do saber e não ficamos certos do porquê!!!! Mas, na procura da razão disso, ajuda-nos a ajustarmos um nosso projeto para que o mesmo seja premiado com a sua inclusão em listas classificatórias como essas!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir