Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Homens melhores que mulheres na matemática?È mito


Um estudo realizado em 86 países revelou que homens e mulheres têm a mesma aptidão para a matemática.




  A revista "Proceedings of National Academy of Science" desenvolveu o maior estudo realizado até hoje sobre a aptidão de homens e mulheres para a matemática, cuja conclusão foi que não há diferenças.
  O mito de que, nesta disciplina, os homens seriam melhores que as mulheres ganhou força quando, em 2005, Lawrence Summers, o então reitor da Universidade de Harvard, justificou que a escassez de mulheres entre os grandes matemáticos se prendia com fatores biológicos.
  A realidade afinal é bem diferente. Os investigadores revelaram que os resultados contradizem a teoria de Lawrence Summers. Rejeitados os fatores biológicos, tornou-se evidente, segundo a investigação, que os fatores culturais, sociais e económicos têm um peso significativo no que respeita à compreensão e prática da matemática.
  Os autores do estudo basearam-se num índice estatístico no qual compararam os géneros em função do salário, educação, saúde e participação política.
   A conclusão do estudo mostra que as aptidões para a matemática são equivalentes entre homens e mulheres nos países onde há mais igualdade entre os sexos. 

Pesquisa realizada no site:
 http://expresso.sapo.pt/homens-melhores-que-mulheres-na-matematica-e-mito=f694609

Nenhum comentário:

Postar um comentário