Seguidores

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Azulejos matemáticos dos jesuítas


Azulejos matemáticos dos jesuítas


Coimbra, 07/03/2012

António Leal Duarte, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra vai proferir, no dia 14, pelas 17 horas, uma palestra sobre os Azulejos Matemáticos dos Jesuítas de Coimbra, mostrando ainda a colecção, a sua história, as suas motivações bem como as razões didácticas para a sua criação.
  Em Novembro de 2010, numa escavação arqueológica junto ao Laboratorio Chimico, foi descoberto um fragmento de um azulejo no qual se vê parte da esquadria e se lê simplesmente 16.
  Em Janeiro de 2011, numa escavação dentro do Colégio de Jesus outro pedaço foi encontrado, no qual se podem identificar alguns traços e uma letra P.
  Quem conhece a colecção de azulejos didácticos do Museu Nacional Machado de Castro reconhece de imediato que se tratam de fragmentos de azulejos dessa colecção. Já se sabia que as gravuras matemáticas representadas nos azulejos de matemática eram ilustrações de
Os Elementos de Euclides, na versão do matemático jesuíta belga, André Tacquet, (1612-1660), e que tais azulejos terão servido para ensinar matemática aos alunos jesuítas.

Pesquisa realizada no site:
http://viajar.clix.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário