As crianças desde o nascimento ,estão imersas em um universo do qual os
conhecimentos matemáticos são parte integrante .As crianças partcipam de
uma série de situações envolvendo números ,relações entre quantidades
,noções sobre espaço .Utilizando recursos próprios e pouco
convencionais,elas recorrem à contagem e operações para resolver
problemas cotidianos,como conferirfigurinhas ,marcar e controlar os
pontos de um jogo,repartir as balas entre os amigos ,mostrar com os
dedos a idade ,manipular o dinheiro e operar com ele ,etc.Também
observam e atuam no espaço ao seu redor e,aos poucos vão se organizando
seus deslocamentos descobrindo caminhos ,estabelecendo sistemas de
referência ,identificando posições e comparando distância .Essa vivência
inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos .Fazer
matemática é expor idéias ,escutar as dos outros, formular e comunicar
procedimentos de resolução de problemas ,confrontar ,argumentar e
procurar validar seu ponto de vista ,antecipar resultados de
experiências não realizadas ,aceitar erros ,buscar dados que faltam para
resolver problemas entre outras coisas .Desta forma as crianças poderão
tomar decisões ,agindo como produtoras de conhecimento e não apenas
executoras de instruções. Portanto ,o trabalho com a Matemática pode
contribuir para formção de cidadãos autonômos ,capazes de pensar por
conta própria sabendo resolver problemas. Nessa perspectiva ,a
instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem
melhor as suas informações e estratégias ,bem como proporcionar
condições para aquisição de novos conhecimentos matemáticos .O trabalho
com noções matemáticas na educação infantil atende ,por um lado ,às
necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que
inicidam nos mais variados domínios do pensamento ;por outro
,corresponde a uma necessidade social e instrumentalizá-las melhor para
viver ,participar e compreender um muno que exige diferentes
conhecimentos e habilidades.
A matemática, é e sempre vai ser o ponto de partida para o desenvolvimento que começa na Educação infantil e, perpassa, para as outras séries com o objetivo de crescimento e reconhecimento de como ela faz parte de todo o nosso cotidiano. É com jogos e influências, organizando brincadeiras que levarão a curiosidade da criança em descobrir o ensino da matemática e dele, passar a raciocinar e levando o entendimento para o resto das disciplinas. Envolvendo tudo, sem perceber que está aprendendo.
ResponderExcluir