Seguidores

terça-feira, 17 de julho de 2012

Entre 100, Brasil ficou em 19º em Olimpíada Internacional de Matemática



Equipe ganhou um ouro, uma prata, três bronzes e uma meção honrosa na competição

 - Divulgação

  A equipe brasileira que disputou a Olimpíada Internacional de Matemática de 2012 ficou na 19ª posição geral, sendo que participaram desta edição 100 países. Individualmente, os seis integrantes conquistaram um ouro, uma prata, três bronzes e uma menção honrosa.
   Quem chegou ao lugar mais alto do pódio foi o estudante Rodrigo Sanches Ângelo (SP). Ele foi seguido por João Lucas Camelo Sá (CE), que ganhou prata; Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Henrique Fiúza Gasparini Nascimento (DF), que ficaram com a medalha de bronze; e Maria Clara Mendes Silva (MG) que recebeu uma menção honrosa. A equipe brasileira foi liderada pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP).
  Na Olimpiáda Internacional não são dadas apenas uma medalha de cada nível. Dessa forma, vários competidores podem ganhar medalha de ouro, por exemplo. A distribuição da colocação varia de acordo com um percentual de acerto que é preciso atingir. Este ano, a pontuação máxima alcançada foi 41; sendo que o máximo a que se pode chegar é 42.
  A mãe de Maria Clara, Patrícia Mendes, contou que até a tarde desta segunda-feira ainda não tinha conseguido falar com a filha por telefone, mas que, por mensagem de texto, Maria demonstrou que esperava por um resultado melhor. A estudante é veterana em competições de matemática e já visitou países como Romênia e Costa Rica participando de eventos internacionais. "Ela é uma boa aluna, mas não tem um estudo exaustivo", diz a mãe. Apesar de gostar de matemática, Maria Clara aguarda o resultado do vestibular de medicina. 
   A competição foi disputada em Mar Del Plata, na Argentina, entre os dias os dias 4 e 16 de julho. O evento reuniu 551 estudantes de todo o mundo. A equipe do Brasil chega da Argentina amanhã.

Pesquisa realizada no site:
 http://www.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário