Seguidores

domingo, 22 de julho de 2012

A Criança da Educação Infantil e a Matemática

  As crianças desde o nascimento ,estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante .As crianças partcipam de uma série de situações envolvendo números ,relações entre quantidades ,noções sobre espaço .Utilizando recursos próprios e pouco convencionais,elas recorrem à contagem e operações para resolver problemas cotidianos,como conferirfigurinhas ,marcar e controlar os pontos de um jogo,repartir as balas entre os amigos ,mostrar com os dedos a idade ,manipular o dinheiro e operar com ele ,etc.Também observam e atuam no espaço ao seu redor e,aos poucos vão se organizando seus deslocamentos descobrindo caminhos ,estabelecendo sistemas de referência ,identificando posições e comparando distância .Essa vivência inicial favorece a elaboração de conhecimentos matemáticos .Fazer matemática é expor idéias ,escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas ,confrontar ,argumentar e procurar validar seu ponto de vista ,antecipar resultados de experiências não realizadas ,aceitar erros ,buscar dados que faltam para resolver problemas entre outras coisas .Desta forma as crianças poderão tomar decisões ,agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. Portanto ,o trabalho com a Matemática pode contribuir para formção de cidadãos autonômos ,capazes de pensar por conta própria sabendo resolver problemas. Nessa perspectiva ,a instituição de educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias ,bem como proporcionar condições para aquisição de novos conhecimentos matemáticos .O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende ,por um lado ,às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que inicidam nos mais variados domínios do pensamento ;por outro ,corresponde a uma necessidade social e instrumentalizá-las melhor para viver ,participar e compreender um muno que exige diferentes conhecimentos e habilidades.


Pesquisa realizada no site:
http://www.webartigos.com

Um comentário:

  1. A matemática, é e sempre vai ser o ponto de partida para o desenvolvimento que começa na Educação infantil e, perpassa, para as outras séries com o objetivo de crescimento e reconhecimento de como ela faz parte de todo o nosso cotidiano. É com jogos e influências, organizando brincadeiras que levarão a curiosidade da criança em descobrir o ensino da matemática e dele, passar a raciocinar e levando o entendimento para o resto das disciplinas. Envolvendo tudo, sem perceber que está aprendendo.

    ResponderExcluir