Apenas 42,8% dos alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental
têm as habilidades em matemática esperadas para a série, segundo
pesquisa divulgada hoje (7) pelo movimento Todos Pela Educação. O nível
dos estudantes foi medido pela Prova ABC, aplicada em 250 escolas de
todo o país em 2011, avaliando o desempenho em escrita, leitura e
matemática.
Para a escrita, 53,3% dos alunos tiveram desempenho considerado
satisfatório, com base nas escalas do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), metodologia do Ministério da Educação. Em relação à
leitura, o índice de estudantes com as habilidades esperadas ficou em
56,1%.
A Região Norte obteve o pior resultado em matemática, apenas 28,3% dos
estudantes tiveram o resultado esperado para a série. O Sul conseguiu o
melhor resultado na disciplina, com 55,7% dos alunos apresentando bom
desempenho.
Em relação à redação, o Nordeste teve o desempenho mais baixo, só 30,3%
dos estudantes apresentaram domínio da escrita de acordo com a série que
cursavam. A região também teve o menor percentual de alunos (42,5%) com
habilidade de leitura satisfatória. O Sudeste é a região com o melhor
resultado para a prova de escrita (65,6%).
Na rede particular de ensino, o percentual de alunos com bom resultado
em matemática foi 74,3%, mais do dobro do verificado na rede pública,
32,6%. Na prova de redação, 80,7% dos estudantes do ensino privado
tiveram desempenho satisfatório, contra o percentual de 44,3% verificado
entre alunos das escolas públicas.
Proporção semelhante foi apresentada na avaliação de leitura, em que 79%
dos alunos da rede particular se saíram bem e apenas 48,6% dos
estudantes do ensino público tiveram um bom resultado.
Um dos fatores apontados pela pesquisa para a diferença entre os alunos
do ensino privado e o público é o acesso à educação pré-escolar. "Uma
explicação para esse resultado é que a maior aprendizagem na rede
privada está relacionada ao fato de seus alunos terem melhores condições
sociais e econômicas e de terem cursado a pré-escola. Tais condições
ajudam a explicar, mas não deveriam justificar tal diferença entre as
redes", ressalta o estudo.
Pesquisa realizada no site:
http://www.terra.com.br
Olá, Mundo da Matemática!!!!
ResponderExcluirA maior explicação que podemos apontar como
causadora dessa diferença desse desempenho? É o baixo salário que pagam aos professores e como ainda acham pouco, aumentam-lhes a carga horária e ainda os obrigam a passarem fome em sala de aula, sem o direito de nem aproveitarem as migalhas da merenda escolar!!!
Um abraço!!!!!
Falta os políticos valorizarem a profissão que formas todas as outras profissões.
ResponderExcluirMas vamos esperar para ver se algum dia essa realidade melhora...
Abraço