Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Afirma matemático índio ter nova fórmula para raiz cúbica

  Nova Deli, 6 fev (Prensa Latina) Um índio amador das Matemáticas afirmou hoje ter descoberto uma fórmula singela para encontrar a raiz cúbica de qualquer número em um tempo muito menor ao usual.
  Há tabelas que dão raízes cúbicas de um ao mil, mas não de números maiores nem de frações, pelo que para esses casos a gente tem que utilizar calculadoras científicas, explicou à agência de notícias IANS Nirbhay Nahar Singh, um engenheiro químico aposentado residente na cidade de Agra.
  A mim "disse retador ", que me dêem qualquer número, seja par, impar, decimal, uma fração, o que for, e apenas num minuto e meio dou sua raiz cúbica usando só uma calculadora singela para fazer operações de soma e resta.
   Estou pronta para o demonstrar a qualquer um no mundo, mas não vou revelar a fórmula até estiver patenteada, pois gostaria que o crédito de meu trabalho for para a Índia, para meu país , advertiu.
   Nahar, quem enviou seu achado a revistas especializadas sem receber atenção ou sequer uma resposta cortês, anunciou que cedo escreverá ao premiê, Manmohan Singh, para lhe pedir que organizar uma reunião entre ele e os matemáticos mais importantes do mundo.
Mas só vou revelar minha fórmula Nahno (Nah- pelas três primeiras letras de seu sobrenome, -não, por número) quando se reconhecer meu trabalho.
   A raiz cúbica de um número é uma cifra que multiplicada por si própria dá um guarismo número três vezes maior.
   Existem vários métodos para determiná-las, mas são muito dificéis e tomam muito tempo. Em uma calculadora regular, um tem que passar por meia dúzia de passos antes de receber a resposta.
Matemáticos de todas as épocas têm tratado infrutiferamente de obter uma fórmula singela e capaz de dar uma resposta exata. A de Newton, por exemplo, só atinge uma aproximação. Nahar afirma que a sua conduz a um valor direto e perfeito, sem aproximações.
   Em cinco mil anos ninguém tem sido capaz de descobrir uma fórmula viável para as raízes cúbicas porque estas são um jogo muito, muito, muito complicado. A minha fará história e somará outro gênio matemático à Índia, assinalou.
   Ainda que confessa ter estudado tanto as matemáticas ocidentais quanto a védica, e consultado a todas as autoridades na matéria, Nahar assegura não ter recebido nenhum treinamento formal na disciplina e que tropeçou com a ideia para chegar à fórmula enquanto ajudava a seus netos a fazer as tarefas.
   Se demonstra que sua técnica é válida, o até agora anônimo amador das matemáticas poderá compartilhar com Aryabhatt, um sábio índio do século V que ganhou celebridade por seus trabalhos em astronomia, aritmética, álgebra e trigonometria.
   Diz-se que um livro seu ajudou aos matemáticos ocidentales a aprender a calcular a área dos triángulos, o volume das esferas, e as raízes quadradas e cúbicas.

Pesquisa realizada no site:
 http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=475422&Itemid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário