Seguidores

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Leonardo da Vinci e a matemática

  Um dos quadros mais famosos do mundo deve-se  a este homem das ciências e das artes. A «Mona Lisa» é provavelmente o retrato de Madona Lisa Gherardini, mulher do rico cidadão de Veneza Francesco del Giocondo que o encomendou ao pintor. Daí o quadro também ser chamado  «A Gioconda». Desconfia-se, no entanto,  que Leonardo tenha de facto começado a pintura como um retrato da mulher do nobre, mas que depois a tenha tornado na imagem da ideia que o pintor fazia da beleza perfeita.
Como já foi referido Leonardo sentia-se interessado por muitas áreas do saber e pela sua inter-relação. Deste modo, Leonardo da Vinci utilizou inúmeros conceitos matemáticos na pintura, em projectos de arquitectura e em diversas invenções.

«Mona Lisa»
1505

No quadro Mona Lisa pode-se observar a proporção áurea em várias situações. Por exemplo, se construirmos um rectângulo em torno de seu rosto, veremos que este é um rectângulo de ouro. Podemos também subdividir este rectângulo usando a linha dos olhos para traçar uma recta horizontal e temos novamente a razão de ouro. Podemos continuar a explorar esta proporção em várias outras partes do corpo. As próprias dimensões do quadro formam igualmente um rectângulo áureo.
Outro exemplo da utilização de conceitos matemáticos por Leonardo da Vinci, nomeadamente a razão de ouro é o seguinte quadro.


«A Anunciação»
1472


Decompondo  a figura num quadrado e num rectângulo, o rectângulo obtido tem as proporções de ouro. Curiosamente esta divisão permite que o rectângulo de ouro enquadre as partes mais importantes da figura: o anjo e a jovem, se o quadrado for construído no lado direito ou no lado esquerdo, respectivamente. 
 
A razão de ouro encontra-se igualmente presente num trabalho inacabado de Da Vinci, S. Jerónimo, pintado por volta de 1483.
 
«S. Jerónimo»

A figura de S. Jerónimo inscreve-se perfeitamente num rectângulo de ouro que pode ser sobreposto ao desenho. Admite-se que tal não tenha acontecido por acaso mas porque Leonardo construiu a figura deliberadamente de acordo com a secção de ouro, devido ao seu grande interesse pela matemática e pela utilização desta em muitos dos seus trabalhos e ideias. 


A inscrição existente sob a porta da academia de Platão, "Que não entre ninguém que seja um laico em geometria", retirada dos apontamentos de Leonardo da Vinci dá-nos a ideia da importância que a matemática tinha para ele. 
Leonardo  escreveu também "... nenhuma investigação humana pode ser considerada ciência se não abrir o seu caminho por meio da exposição e da demonstração matemáticas".

Pesquisa realizada no site:
 http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/

2 comentários:

  1. Olá, Mundo da Matemática!!!!!

    Ótima postagem sobre essa obra de Leonardo!!!!
    Acredito que o mundo, bem que poderia ser mais desenvolvido, caso o Leonardo da Vinci tivesse vindo ao mundo, tempos mais tarde, lá para os idos do século XIX!!!!

    Ultimamente, se descobriu que nos olhos da Gioconda foram pintadas minúsculas letras, tendo em um deles as letras LV e no outro... CE!!! Já estão sendo levantadas várias suposições quanto aos seus significados!!!!

    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Francisco o Leonardo da Vinci contribuiria muito mais...

      Abraço

      Excluir