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domingo, 30 de setembro de 2012

Matemática e Cidadania

  A formação educacional do aluno é responsabilidade das instituições de ensino, bem como a sua boa conduta, respeitando e colaborando com o próximo, diz respeito à educação moral transmitida pelos pais ou responsáveis. É verdade que na escola o aluno encontra novas experiências, através da construção de conceitos, argumentos críticos, criando uma postura independente na formação de ideias.
   A fase compreendida entre as séries iniciais e o término do ensino médio, engloba todas as mudanças ocorridas no corpo, na mente e na postura emocional do estudante, por isso a escola possui grande responsabilidade na formação do futuro cidadão.
   Todas as disciplinas podem contribuir nesse processo de forma satisfatória, no caso da Matemática, os fundamentos devem ser alinhados com diversas situações contextualizadas. Nesse processo de transformação entre a infância e a adolescência, os jovens não possuem maturidade, mas suas mentes estão abertas a espera de informações. Uma educação voltada para os moldes da cidadania contribuirá intensamente para a formação de indivíduos capazes de promover mudanças. Mostre aos alunos a importância da cidadania, a boa relação entre os membros de uma sociedade somente é possível a partir do momento que todos saibam de seus direitos e deveres. Nesse caso, a ajuda da Matemática criará vínculos com o contexto político do Brasil e a forma de economia adotada por nossos governantes.
   O pagamento de impostos é obrigatório no país, pois todo o dinheiro arrecadado é utilizado para gerir a esfera política e também retornar na forma de serviços públicos, como construções e manutenção de estradas, hospitais, segurança, educação, programas sociais, previdência social entre outros. O professor deverá mostrar ao aluno como é arrecadado o dinheiro pelo governo, para isso o desenvolvimento de um trabalho de campo será primordial. Sugira que eles calculem os impostos pagos referentes aos produtos da cesta básica, mas para isso precisaremos consultar a Secretaria de Estado da Fazenda a fim de obter os valores dos impostos, pois eles variam de acordo com o Estado e o produto. Por exemplo, vamos determinar que em um estado o valor do ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias) relativo aos produtos de gênero alimentício equivale a 8%.

Portanto, vamos calcular o valor do ICMS de um pacote de 5 kg de arroz que custa R$ 9,00:

9 * 8% → 9 * 8/100 → 54/100 → 0,54

   O imposto arrecadado pelo governo relativo a um pacote de arroz de 5 kg corresponde a R$ 0,54.
Ressalte os inúmeros tipos de impostos, taxas e contribuições existentes e que cada um deles está atribuído a algum tipo de situação.
   Conscientize o aluno de que todo o dinheiro arrecadado precisa voltar na forma de benefícios, por isso informe que a sonegação de impostos é negativa para todos e que ela não deve ser atribuída somente ao comerciante, mas também ao próprio governo, a partir do momento que o dinheiro arrecadado não é utilizado corretamente. A continuidade desse projeto conscientizará o jovem de seus direitos, despertando a consciência da cidadania, estabelecendo atitudes de responsabilidade e noções de como os governantes devem trabalhar em prol da sociedade. 

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Pesquisa realizada no site:
 http://www.brasilescola.com

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