Nos dias de hoje a matemática ainda é vista como uma disciplina teoricamente de difícil entendimento, para os estudantes
tanto de primeiro, segundo e terceiro graus. Algumas pessoas encontram
facilidades para aplicar a matemática em resoluções de situações
problemas nas escolas, por outro lado, outras já encontram um pouco mais
de dificuldade.
Professores de matemática procuram, nos dias atuais,
tentar diminuir os problemas encontrados no ensino, de forma mais
dinâmica e que desperta o interesse e o espirito de investigação dos
alunos. Grandes ferramentas pedagógicas, no ensino da matemática,
estreitam a relação de professor aluno tornando as aulas mais dinâmicas e
interativas, diminuindo, assim, possíveis dificuldades na aprendizagem da matemática.
Atualmente existem vários softwares de matemática que
realizam diversas funções, além de mecanismos que são de mais claro
entendimento para os alunos, devido nossa sociedade estar cada vez mais
ligada as grandes mudanças promovidas pela aceleração tecnológica
que encorporam a informática.
Conseguimos, por exemplo, trabalhar com programas de edição de planilhas com o estudo matemático, feito com matrizes, funções,…
O desenvolvimento
de métodos de aprendizagem informatizado aplica-se nos diferentes
campos da matemática como: funções, derivadas, integrais, taxas de
variação, geometria analítica, …. Gráficos ficam mais detalhados e com o
aspecto visual de mais fácil esclarecimento, como gráficos de função,
interseção de retas, equações trigonométricas, distância entre pontos,
calculo de áreas e superfícies.
Encontramos todo esse material na web, que é um outro mecanismo
matemático envolvente cujo as propriedades matemáticas passam
despercebidas, como o download de um determinado arquivo, por exemplo,
que contém uma certa quantidade de armazenamento calculada em diferentes
unidades: kilo,mega, ultra, hiper, micro, giga….
O reflexo dessa associação da matemática com a informática, facilita o aprendizado escolar para que esse, ganhe propriedade e torne referência na matemática usada diariamente.
A matemática necessita da informática , quando por exemplo essa é
aplicada na educação escolar, no inicio da aprendizagem, quando ainda
crianças, temos a necessidade de encontrar argumentos práticos para
serem associados a matemática, conhecendo assim de forma bem mais clara,
certas definições que complementam o estudo, essa conexão é realizada
também enunciando a maneira prática de conectarmos e enfatizarmos ao
ensino da matemática as práticas da informática, através de materiais
concretos. Nesse caso a informática que faz esse papel de conexão com
programas e artifícios para melhor qualificar as práticas educacionais
da informática na matemática.
Autor:Gláucio da Silva Freitas
Pesquisa realizada no site:
http://www.infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário