Seguidores

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A matemática do Enem

Questões estão mais objetivas e não há necessidade de perca de tempo nas resoluções

Professor Marconi Sousa dá dicas de resoluções matemáticas
 
  Números. Muitos estudantes não gostam deles. E quando eles estão incluídos na disciplina de matemática, são sérios problemas para alguns “feras”. Porém, à base de muito estudo, essas dificuldades somem. Além disso, matemática é uma importante disciplina que está presente em diversos processos seletivos e há a necessidade de estudá-la.
  No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente. O Portal LeiaJá continua com a série de reportagens para ajudar os candidatos que querem um bom resultado no exame. Nesta segunda-feira (27), a matemática do Enem é a disciplina abordada e faz parte da prova de Matemática e Suas Tecnologias.
  O professor Marconi Sousa há 14 anos atua como educador. Ele preparou várias questões que estão aparecendo nas últimas provas, e explica como são as abordagens. “Antes, as questões do Enem eram muito longas. Atualmente, os enunciados são mais diretos e as respostas são bem objetivas”, explana.

  O aluno do terceiro ano do ensino médio, Ricardo Lobo, de 17 anos, resolve quesitos de matemática com o professor como forma de preparação. Já pensando no Enem, o jovem faz uma boa previsão para a prova. “Eu acredito que a prova terá um nível mais elevado, mas, eu estou muito preparado. Faço exercícios e leio bastante”, afirma o estudante.
  A também estudante do terceiro ano, Manuela Calado, 17 anos, é outra candidata que não deixa a preparação de lado para a prova de matemática. “Faço curso preparatório, estudo muito em casa, além da preparação na escola”, fala Manuela, comentando que o único problema no Enem é a questão do tempo – que é de cinco horas e trinta minutos para a realização da prova de matemática e de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação.

  Entretanto, o professor Marconi explica que além do tempo, os muitos alunos apresentam outras dificuldades em relação à disciplina. “Alguns alunos erram as questões por pequenos desvios. É importante manter a atenção”, aconselha Marconi.
  Entre as questões para debate entre o professor e os alunos, Marconi destaca o quesito “4” .De acordo com o educador, a questão trata de estatística, por meio de uma tabela de frequência, que pede a média, mediana e moda de uma distribuição de frequências. O professor explica que a moda representa o número que aparece mais vezes. Para achar a mediana, é preciso colocar os fatores em ordem crescente, destacar o termo centra, mas, apenas se a quantidade for ímpar. Quando é par, o “fera” identifica os dois números centrais e divide por dois. Já a média é a soma de todos os números dividida pela quantidade de fatores. A partir dessas informações, o professor indica que a opção correta é a letra “B” (3, 3, 1).


Pesquisa realizada no site:
 http://www.leiaja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário