Seguidores

terça-feira, 26 de junho de 2012

Estudantes se reúnem para treinar pelo ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

A competição internacional acontece em julho na Argentina reunindo estudantes de mais de 100 países

Estudantes se reúnem para treinar pelo ouro na IMO

   A equipe de estudantes que representará o Brasil na 53ª. Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em Mar del Plata, na Argentina, iniciou nesta terça-feira (19) a fase final do treinamento preparativo para a competição. O evento na  Argentina ocorrerá entre os dias 4 e 16 de julho próximo e reúne talentos para a matemática de mais de 100 países.
Seis estudantes formam a equipe brasileira: Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP), Maria Clara Mendes Silva (MG), João Lucas Camelo Sá (CE), Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento (DF), Franco Matheus de Alencar Severo (RJ) e Rodrigo Sanches Angelo (SP). Eles foram premiados na 33ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) em 2011 e selecionados por meio da aplicação de provas e listas de exercícios, além de considerar a pontuação conquistada na disputa nacional. Os estudantes serão acompanhados pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP).
   O período de preparação para a Olimpíada Internacional de Matemática será intenso, segundo o coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira. "Todos os dias serão realizados simulados da prova na parte da manhã e aulas de preparação à tarde. O maior objetivo é fazer os ajustes finais para a competição internacional e colocar os estudantes para treinar juntos", disse.
  Além da equipe da IMO, foram convocadas ao treinamento as equipes brasileiras que participarão da Olimpíada de Matemática do Cone Sul e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ambas as competições serão realizadas ainda este ano no Peru e em Salvador (BA), respectivamente.

Sobre a IMO
 
   A Olimpíada Internacional de Matemática é o maior evento educacional do gênero do mundo, realizada desde 1959, a competição envolve hoje a participação de cerca de 600 estudantes entre 14 e 19 anos de idade, que fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova, abrangendo as disciplinas de Álgebra, Teoria dos Números, Combinatória e Geometria. O Brasil participa do evento desde 1979, conquistando desde então o total de 96 medalhas, sendo 8 de ouro, 26 de prata e 62 de bronze.
   A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.
   A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat). 

Para outras informações visite: www.obm.org.br


Pesquisa realizada no site:
 http://www.obm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário