Seguidores

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Matemática usa fórmula para calcular as chances de conseguir namorar


  Peter Bakus, de 31 anos, é um americano de Seattle, candidato a PHD e professor-adjunto no departamento de economia da Universidade de Warwick, perto de Londres, e ganhou as manchetes no mundo inteiro graças a um ensaio chamado: "Por que eu não tenho uma namorada: a aplicação da equação de Drake no amor no Reino Unido". A equação de Drake foi desenvolvida em 1961, por Frank Drake, e ajudou a prever que poderiam existir 10 mil civilizações no universo.
  Para Backus, a chance de uma namorada que tenha todas as características que ele exige é só cem vezes melhor do que encontrar alienígenas. Assim, das 30 milhões de mulheres na Inglaterra, somente 26 atenderiam sua expectativa (devem ser de Londres, com idade entre 24 e 34 anos, heterossexuais, com diploma e que Backus achasse atraente).
  Para chegar a esse número adaptou a fórmula, G = R x fw x ne x fl - fi x fe x L, onde G é o número de potencial namoradas, R é a população inglesa, Fw é a fração de mulheres, Fl é a fração daquelas que moram em Londres, Fa fração das que possuem idade compatível, Fu a fração daquelas que possuem diploma universitário, Fb a fração que todas as que possuem as características anteriores que ele posa achar atraentes e L o tempo que resta de vida a Backus para que ele consiga um encontro com a menina de seus sonhos.
  Com a fama, Backus declarou no site da universidade que esta não é a primeira vez que alguém utiliza desta fórmula ou de matemática para calcular essa probabilidade. Em 1999, Tristan Millan do Centro Alemão de Inteligência Artificial escreveu um divertido ensaio mostrando que de 5,5 bilhões de pessoas no mundo, somente 18.726 mulheres seriam compatíveis com o que ele queria (pessoas no planeta que fossem mulheres, de países "desenvolvidos", entre 18 e 25 anos, bonitas, inteligentes, não compromissadas e que gostassem dele).
 O matemático também recomendou o texto de um estudante em design de missões espaciais, Raymond Francis que afirma ser até melhor que o seu. Backus, porém, confessou que namora uma inglesa há mais de seis meses. Ou seja, estatística realmente é a ciência que diz que se você tiver um frango e eu não, cada um de nós tem meio, mas eu morro de fome.


Pesquisa realizada no site:
http://vidaeestilo.terra.com.br/homem/interna/0,,OI4319418-EI14242,00-Matematica+usa+formula+para+calcular+as+chances+de+conseguir+namorar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário