Seguidores

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Robótica é usada para ensino da matemática e da ciência

A quarta seletiva do torneio estadual de Robótica do SESI será realizada simultaneamente às provas da Olimpíada do Conhecimento

Robótica móvel inteligente, Olimpíada do Conhecimento 2008. (Foto: José Paulo Lacerda)Robótica móvel inteligente, Olimpíada do
Conhecimento 2008.
  
  Aprender ciência brincando. Essa é a principal função do estímulo dado aos alunos do ensino fundamental das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo durante os eventos de robótica.
   Foi com o objetivo de ensinar matemática de forma lúdica e desafiadora que o SESI criou, em 2008, o Torneio de Robótica. Este ano, a instituição vai promover, um festival, ou seja, a maior etapa seletiva estadual das oito etapas classificatórias para o 4º Torneio SESI-SP de Robótica (modalidade FIRST® LEGO® League - FLL), durante a 7ª Olimpíada do Conhecimento.
   Serão cerca de 300 alunos do ensino fundamental do SESI, a partir de 11 anos, de várias escolas do estado de São Paulo, divididos em 40 equipes, realizando o desafio de programar e construir um robô que, de forma autônoma, resolva o problema proposto por eles no projeto de pesquisa. Nesta temporada, o tema do desafio é o Senior Solutions, que pede soluções inovadoras para manter a qualidade de vida na terceira idade.
   Cada equipe, de seis alunos, um técnico e um mentor, deverá conduzir o robô por um circuito com 15 missões. Os grupos serão avaliados em quatro quesitos: realização das missões; apresentação do projeto de pesquisa; projeto de robô; e trabalho em equipe.
   Segundo Mario Eugênio Simões Onofre, assessor da diretoria do SESI e coordenador das competições de Robótica, as equipes deverão identificar um problema no bairro ou na comunidade onde vivem, propor uma solução para o envelhecimento saudável e compartilhar o resultado com a comunidade:

“A ciência só é válida se for útil. Ou seja, só tem valor quando aplicada em prol da melhoria na vida das pessoas”, disse.

   Dessa forma o técnico e o mentor têm papel fundamental no processo de aprendizagem. O técnico, em geral é um analista de informática, que tem a função de traduzir conceitos em termos práticos. “Ele faz a correlação entre a matemática e a robótica, por exemplo”, explica o coordenador. Por outro lado, o mentor, que pode ser um professor de matemática ou de física, garante o bem-estar do time, gerenciando as tarefas não-técnicas.
   O foco é envolver os estudantes nas áreas da ciência, engenharia, tecnologia e despertar o interesse deles para formar futuros engenheiros. “Saber programar, por exemplo, é fundamental para todas as áreas industriais. Os princípios ensinados para estes alunos são os mesmos de um robô industrial” afirma Onofre.
   Ao final dessas oito seletivas, as 34 equipes melhor colocadas seguem para a Etapa Estadual da competição, que selecionará oito times para a Etapa Nacional a ser realizada em dezembro. Os vencedores podem, ainda, conquistar vaga para o campeonato internacional. Além das vagas, que as equipes vão conquistando ao longo das etapas, elas também ganham troféus e medalhas.

Metodologia

   A metodologia usada pelo SESI-SP visa estimular e desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Os projetos de robótica são criados com kits didáticos da LEGO ® e supervisionados por analistas de suporte em informática.
   O torneio tem parceria com a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.
   Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários.

   O torneio de Robótica do SESI é uma competição anual. A quarta seletiva estadual, a ser realizada na 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, contará com exibição de outras duas categorias da robótica mundial: a WRO
   Gen II Football (futebol de robôs) e a OBR - Desafio de Resgate. Também participarão do Festival dois times internacionais - um da Alemanha e outro da Holanda - que serão desfiados pelos alunos do SESI-SP nas missões da First Lego League.


Pesquisa realizada no site:
 http://g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário